Por quê você deve enviar sua proposta de palestra?

Fortaleza é uma terra mágica e cheia de luz. Tem maneira melhor de se sentir produtivo do que se preparando e planejando para palestrar em um WordCamp?

Você pode estar ocupado escrevendo aquele plugin, ou o seu próximo post, redesenhando o tema do seu site, ou mesmo curtindo umas belas férias, isso não impede de começar a pensar na sua próxima apresentação. Quem já palestrou em um WordCamp sabe que o sentimento, de dever cumprido, de ter ajudado alguem e retribuido para comunidade WordPress, é realizador.

Quando é o próximo WordCamp?

O WordCamp Fortaleza será dia 13 e 14 de Agosto, mas as propostas de palestras serão encerradas no dia 13 de Julho. No dia 14 serão divulgadas as palestras e a programação.

WordCamp-Fortaleza-Call-For-Speakers-WEB

No entanto, existem WordCamps acontecendo no mundo todo. Foram 89 realizados em 2015. Sendo 42 nos Estados Unidos, no Brasil foram 4 WordCamps.

Agora em 2016, a comunidade Brasileira esta planejando realizar 6 WordCamps. o próximo será em Belo Horizonte, 23 de Julho na UniBH.

Para ficar sabendo de todos os WordCamps que acontecem no mundo visite a página WordCamp Central. Para saber os WordCamps do Brasil visite o site oficial da comunidade Brasileira.

Devo aplicar para palestrar em outras cidades ou só na minha região?

As duas são boas opções. Quando você não é do local, você pode trazer uma boa nova perspectiva e encorajar a participação. No entanto, se você esta procurando criar uma rede local ou gerar negócios na cidade, a sua comunidade WordPress é o melhor local para iniciar. Várias vezes, a comunidade local esta procurando por novos palestrantes da cidade que possa adicionar valor e idéias para os muito assuntos do momento.

Nesse video, “Obvious to you. Amazing to others” (Óbvio para você, extraordinário para os outros), o autor encoraja as pessoas para re-avaliarem a maneira que você vê suas próprias idéias. Em vez de ser auto-critico, Derek Sivers aconselha “Externar seu ponto de vista e deixar que o mundo decida”. Em muitas formas, é assim que a comunidade WordPress funciona. Tem uma idéia de plugin? Construa, compartilhe. Tem uma idéia de palestra? Envie!

De acordo com o “WordCamp Planning” (guia de planejamento de WordCamps) o alvo é ter um percentual de 80/20 (local e fora). No entanto essa regra no Brasil vária muito. No último WordCamp em Minas Gerais foram 50% de BH.

“WordCamps são destinados para fomentar a comunidade local. Se todos os palestrantes são de fora da cidade, significa que os especialistas locais (ou pessoas que poderiam se tornar especialistas) não vão obter a exposição que resulta de falar em um WordCamp – tanto na comunidade local e na comunidade em geral através dos vídeos postados no WordPress.tv após o evento. Dê sua comunidade uma oportunidade para estruturar as coisas e ter a sua cota de atenção!”

Aqui vão algumas das razões para enviar sua proposta de palestra:

  1. Ajuda você desenvolver melhor e mais claramente suas idéias;
  2. Vai te dar visibilidade como pessoa e profissionalmente;
  3. Ajuda a comunidade WordPress dando sua retribuição.

Lembre-se, tipicamente as chances de ser escolhido como palestrante são maiores na cidade/região que você mora.

Mito: Somente desenvolvedores e programadores podem palestrar em WordCamps.

Muita gente pensa que para palestrar em WordCamp é preciso ter profundos conhecimentos de WordPress, do código, de plugins e temas. Na realidade a grande parte de palestras são sobre negócios, comunidade,  marketing, conteúdo, segurança… Claro que algumas sessões focam em aspectos mais técnicos mas veja aqui os videos do WordCamp Europe 2016. Na lateral você pode ver os assuntos (nuvem de tags) mencionados em todos os videos de WordCamps. A única “exigência” em WordCamps é que se cumpra o código de conduta que são regras de senso comum.

Como melhorar o desenvolvimento das idéias na sua palestra e se preparar?

Idéias para serem solidificadas, precisam sair do papel, precisam ser executadas. É muito importante ter uma deadline (prazo de entrega), pois dá a você mesmo o senso de responsabilidade naquele seu estimado projeto. Isso é comumente chamado “foco direcional”.

Baseado na nossa experiência, os assuntos mais interessantes são originários de lições aprendidas e experiências de concluir projetos desafiadores.
Mesmo falhas pode ser um bom tema para apresentações Wordcamp e pode ter um forte impacto sobre os participantes. Qual era o problema? Como você conseguiu resolvê-lo? Essas estratégias e táticas de ajudar os outros na comunidade que, muito provavelmente, irão encarar os mesmos desafios.

Muitos de nós WordPressers fomos atraídos para esta comunidade pela liberdade profissional diária que WP oferece em nossas carreiras. Se você é um nômade digital ou uma mãe que quer trabalhar de casa, WordPress pode ajudá-lo a alcançar as metas dentro e fora de sua vida profissional.

Open Source estimula a colaboração, dá a chance de muitos freelancers e pequenas agências de conhecerem uns aos outros em um WordCamp e, eventualmente, trabalhar em projetos maiores ou clientes empresariais juntos. Falando sobre como você capta clientes, experiências com estratégias de blogs, ou integrar uma API com o seu plugin irá dar-lhe visibilidade. Isto irá aumentar a sua probabilidade de parceria com outros para realizar negócios e objetivos pessoais.

Palestrar em WordCamp é, acima de tudo, retribuir para comunidade!

No WordCamp de Orange County 2015 na Califórnia, Chris Ford disse que a maneira favorita de contribuir com WordPress é palestrando. Sua palestra “Você não precisa ser um programador do código fonte para retribuir” esta disponivel em vídeo. “Uma das razões que eu ensino é por causa da generosidade da Comunidade WordPress” – Chris Ford.

Independentemente de sua habilidade, você tem alguém para ensinar e alguém para aprender. Você pode ser novato ou um veterano, mas se você está aberto à aprendizagem, você tem algo a ensinar.

Então, o que está prendendo você de sugerir sua palestra? Que temas você acha que tem sido ausente de WordCamps? Qual é a sua paixão? Como é que quer retribuir?

Ainda dá tempo, envia sua proposta de palestra para o WordCamp Fortaleza já!

p.s.: Esse post foi inspirado na postagem de Devil Walker Why should you apply to speak at WordCamp?