Sobre o WordCamp Fortaleza

O WordCamp é uma conferência originada nos Estados Unidos sobre tudo o que for relacionado ao WordPress, plataforma opensource de publicação de blogs e sites. São eventos locais organizados por comunidades de usuários do WordPress ao redor do mundo, onde desenvolvedores, designers, blogueiros e usuários casuais podem assistir palestras e apresentações, trocar idéias e se conhecer num ambiente informal.

Matt Mullenweg no WordCamp Brasil em 2013

Matt Mullenweg no WordCamp Brasil em 2009

O primeiro WordCamp aconteceu em julho de 2006 em São Francisco. Foi organizado por Matt Mullenweg, criador do WordPress, em apenas três semanas, tornando-se um sucesso absoluto com 300 participantes. O primeiro WordCamp internacional do qual se teve notícia aconteceu em Israel no dia 25 de outubro de 2007. Desde então o WordCamp se espalhou pelas capitais e principais cidades do mundo todo, como: Paris, Milão, Tóquio, Melbourne, Sydney, Birmingham, Hamburgo e Vancouver (veja lista com todos os WordCamps realizados)

Em 2009 foi realizado o primeiro WordCamp Brasil na cidade de São Paulo com a presença de Matt Mullenweg, desde então outros 2 WordCamps foram feitos em São Paulo com cerca de 300 participantes, em 2015 foi realizado novamente com parceria da PUC-SP.

WORDPRESS NO BRASIL

Depois do primeiro WordCamp Brasil a comunidade começou a se organizar e várias cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador, Porto Alegre e Belo Horizonte começaram a articular MeetUps e a falar sobre novos WordCamps.

Atualmente a lista de eventos exclusivos de WordPress está dividida em WordCamps e Meetups:

WordCamps

1o WordCamp em Fortaleza

A idéia surgiu em Agosto de 2015 quando realizamos o 1o Meetup de WordPress em Fortaleza na UFC. Na ocasião muita gente compareceu.

600_446126917

Meetup de WordPress em Fortaleza. Agosto/2015

Desde então regularmente a comunidade local tem, de forma voluntária, organizado mensalmente reuniões para falar sobre essa poderosa ferramenta de gerenciamento de conteúdo.