Sessões

Veja aqui todas as palestras e oficinas com seus respectivos locais no FBIdeias e facilitadores.

10up Engineering Best Practices

Apresentado por Nícholas André Pinho de Oliveira em José de Alencar.

O objetivo dessa palestra é mostrar e discutir os padrões de desenvolvimento e organização de código praticados na 10up. Todos esses padrões seguidos diariamente pelos engenherios da 10up estão publicados na internet https://10up.github.io/Engineering-Best-Practices/. Muito mais do que mostrar como escrevemos código na 10up, esta palestra contém várias dicas de como desenvolver grandes projetos com WordPress em larga escala. Entre os tópicos abordados estão: Como estruturar seu código, a importância de ter um estilo de código, métodos de versionamento de código, escrevendo código PHP otimizado, a importância de caching e muito mais.

120 Blogs: desafios e estratégias do O POVO com WordPress

Apresentado por Maria Fernandes, Arenusa Goulart, Natercia Melo em Dragão do Mar.

Essa palestra/painél será ministrada por Natércia (Coordenadora de Midias Sociais do O POVO), Maria Fernandes ( Gerente de projetos digitais do O POVO) e Arenusa Goulart ( Diretora de Estratégias Digitais do O POVO)

A palestra vai abordar sobre o cenário de blogs nos dias de hoje.

– Blog morreu?
– Qual a importância de ter um blog;
– Qual a importância do O POVO ter parcerias com blogs;
– Como é a parceria do blogueiro com o O POVO ;
– Como é feito o processo de parcerias;
– Blog tem retorno comercial?

Casos reais de performance usando WordPress

Apresentado por Marcos Vinicius Melo, marcellombelem em Dragão do Mar.

Vamos falar de uma maneira menos técnica e mais do lado de quem opera o negócio. Nós já desenvolvemos na agência, diversas soluções usando WordPress e posso destacar duas experiências bem bacanas, onde usamos o WP como ferramenta para dar performance na construção de landing pages integradas à ferramentas de automação dentro de estratégias de inbound/outbound marketing. E o uso de WP na construção de um sistema de atendimento imobiliário em eventos, que se desdobrou em sites de várias imobiliárias em um movimento de vendas na cidade de Fortaleza.

Como pensar Design para Temas 100% originais

Apresentado por Diego Rojas em Dragão do Mar.

Uma palestra para mostrar como pensamos dentro do Design da Brasa os projetos a partir do zero. Do papel em branco.

Como é feita nossa pesquisa de linguagem artística e de interface. Apresentando alguns cases dentro de nossa história como:
– http://artesol.org.br/
– http://quintaessentia.com.br/
– http://artunlimited.com.br/
– http://polis.org.br/
– http://nucleoaquimesmo.com

Como ser um super herói no universo WordPress

Apresentado por Guga Alves em Dragão do Mar.

Muitas pessoas falam que colaborar com a comunidade WordPress é algo que pode lhe ajudar a aprender mais, ter mais visibilidade como profissional e assim ajudar a crescer tanto pessoal como profissionalmente.. mas como posso fazer isso?
Guga Alves, da Automattic, trás em sua palestra algumas experiências pessoais e também se propõe a apresentar como a comunidade open source ajuda a desenvolver o WordPress e as várias formas que você pode se envolver e colaborar.
Palestra baseada no talk de Job Thomas, Gareth Allison e Konstantin Obenland, todos da Automattic, no CMS Africa Summit 2016.

Como utilizar o WordPress como ferramenta de marketing e divulgação?

Apresentado por Camilinha Rodrigues em Dragão do Mar.

Saiba como utilizar marketing online com WordPress. Nessa palestra temos como objetivo mostrar como o WP é uma ferramenta poderosa na construção e propagação de marcas e/ou produtos, trabalhando a temática de gestão de conteúdo, SEO, integração com redes sociais, Web Writing, Otimização de Imagens e muito mais.
Dicas essenciais de design e construção de conteúdos para atingir o seu público-alvo.

Conheça o Odin Framework e o Kirki um Toolkit para a Customizer API

Apresentado por MatheusGimenez em Mercado Central.

Odin é um Framework para desenvolvimento de temas feito pela comunidade brasileira de WordPress.

Conheça tamém o Kirki um Toolkit para a Customizer API. Vou mostrar as principais características e features do mesmo.

CONTRIBUTOR MORNING: Retribua para o WordPress fazendo traduções, documentação, videos, reportando bugs e até escrevendo código.

Apresentado por Allyson Souza, Mario Ernesto, Daniel Kossmann Ferraz, Rafael Funchal, Claudio Sanches, Matheus Martins, Viní­cius Lourenço, Breno Alves, Anyssa Ferreira, Emanuel Costa, Guga Alves em Dragão do Mar, José de Alencar, Mercado Central.

Nessa manhã de Domingo, vamos ajudar pessoas que querem contribuir de uma forma ou outra com WordPress. Aberto para todos que queiram retribuir para comunidade e para o WordPress. Não é preciso conhecimento técnico algum, basta boa vontade e o seu tempo. Estamos procurando mais mentores para essa sessão. Caso queira ajudar os iniciantes entre em contato com a gente. Mostraremos como todos podem contribuir seja traduzindo plugins, fazendo documentação, reportando bugs, editando videos, etc.

Criando o seu “Produto Minimo Viável” / Do front-end ao tema WordPress

Apresentado por Mario Valney em Dragão do Mar.

Criando o seu “Produto Minimo Viável”

Nessa primeira parte da palestra Mário Valney vai focar nos aspectos de negócios que são facilitados com a utilização do WordPress.

Por ser uma plataforma simples de usar, para quem está começando, e ao mesmo tempo um incrível framework para quem já se aventura criando Temas e Plugins o WordPress parece ser uma ótima escolha para quem quer criar o MVP (Produto Mínimo Viável) do seu negócio.

Desde blogs e sites mais simples, passando por lojas virtuais e chegando até em incríveis plataformas online, o WordPress oferece uma comunidade ativa, segurança e uma gama imensa de plugins e temas prontos para você dar os primeiros passos do seu negócio.

Podemos criar (quase) qualquer coisa com WordPress, mas você sabe como começar?


Do front-end ao tema WordPress

Na 2a parte da palestra, focada para designers e desenvolvedores Web, Mário ira falar como fazer que o seu site possa ser modificado para virar um tema do WordPress.

Aprenda a transformar o front-end do seu site em um Tema WordPress.
Usaremos o framework Odin para fazer a mágica além de aprender sobre a Hierarquia de Templates do WordPress, algumas funções interessantes e principalmente o que são os hooks (actions e filters).

Como extra vai ter um breve comentário sobre criar plugins.

 

Criando Páginas com Page Builders

Apresentado por quirinoneto em José de Alencar.

O objetivo principal da palestra CRIANDO PÁGINAS COM PAGE BUILDER é apresentar as vantagens e desvantagens da criação de páginas em WordPress utilizando os chamados Page Builders (contrutores visuais de páginas).

Criando sua Rede Social com o BuddyPress

Apresentado por Renato Alves em Mercado Central.

Palestra para apresentar o BuddyPress. Focado nos usuários que não há conhece e gostaria de ter mais conhecimento de seu funcionamento e o que esse plugin é capaz.

Curtindo os freelas adoidado

Apresentado por Thalita Monteiro, Paulo Henrique Holanda do Amaral em José de Alencar.

Você já teve dúvida de como começar esse mundo dos freelancers? Você já teve vontade, mas não sabe como proceder pra encontrar os melhores sites e o que é necessário pra começar?
Nessa palestra te mostramos os pontos mais importantes para você colocar isso em prática e como ganhar uma grana extra.

Desafios de construir um conteúdo social com WordPress

Apresentado por Emílio Moreno em Dragão do Mar.

Os desafios de construir um conteúdo social com WordPress. A experiência com o WordPress num portal de notícias, os erros e os acertos na maneira como jornalistas trabalham na rotina diária para a construção da notícia na internet. Esta palestra tem como propósito compartilhar os aprendizados e as alternativas desenvolvidas pelo time de redatores, jornalistas e desenvolvedores na gestão e distribuição de conteúdo para internet.

Desenvolvendo Plugins para WooCommerce

Apresentado por Allyson Souza em Mercado Central.

Saiba como iniciar o desenvolvimento de plugins para WooCommerce. Conheça os objetos, classes e hooks do WooCommerce, e então saiba como você pode utilizar os recursos já existentes do plugin para um desenvolvimento mais ágil e padronizado de suas próprias extensões. Será apresentado também o case do desenvolvimento do plugin Registrations for WooCommerce (https://wordpress.org/plugins/registrations-for-woocommerce/).

Design de temas para WooCommerce

Apresentado por Anyssa Ferreira em Mercado Central.

Hoje, a maioria dos temas oferece suporte para WooCoommerce. Mas existe uma grande diferença entre suportar e ser feito para vender.

Vamos explorar algumas das maiores questões sobre como desenhar temas para lojas virtuais que utilizam a maior plataforma de venda online do mundo: o WooCommerce.

Como projetar uma boa interface utilizando a estrutura do plugin? O que pode ser alterado? Quais são as melhores opções de usabilidade? Como potencializar a conversão através do design do tema?

Design para Web: The Greatest Hits

Apresentado por Danilo Nobre em José de Alencar.

O termo ‘The Greatest Hits’ vem dos títulos dos CD’s de grandes artistas que continham suas músicas de maior sucesso.

A ideia é trazer um apanhado de conceitos e aplicações que o Design traz pra Web. Falar sobre design, identidade visual e técnicas de composição visual, sempre ‘linkando’ com design de interfaces, pra embasar a plateia até chegarmos experiência do usuário, fechando assim um pacote de conceitos e aplicações que guiam um trabalho de design para web bem fundamentado.

Detecção e prevenção de vulnerabilidades no WordPress

Apresentado por joaogsneto em Dragão do Mar.

Como detectar vulnerabilidades no WordPress?
Como ir além do básico para detectar falhas comuns e nem tão comuns no WP?
Como deixar seu WordPress mais seguro?
Nesse talk vamos discutir juntos as ferramentas mais comuns para detectar e resolver vulnerabilidades de segurança, os plugins e padrões de arquitetura no servidor que deixa seu site menos vulnerável.

Digital Analytics: conhecendo o consumo de conteúdo e o público do seu site

Apresentado por Emanuel Lima em Mercado Central.

Introduzir conceitos de digital analytics que possibilitem o entendimento do comportamento do usuário e consumo de conteúdo para gerar insights e ações para melhor aproveitamento do site e incremento da audiência.

Empregos com WordPress

Apresentado por Rafael Funchal em José de Alencar.

Nessa palestra darei algumas dicas de como ser um profissional melhor e indicarei ótimos locais para procurar vagas relacionadas com WordPress.

Encerramento 1o Dia

Apresentado em Dragão do Mar, José de Alencar, Mercado Central.

Encerramento 2o Dia

Apresentado em Dragão do Mar, José de Alencar, Mercado Central.

Gerenciando sites em WordPress de forma eficiente: do deploy à manutenção

Apresentado por Daniel Kossmann Ferraz em José de Alencar.

A cada ano aumenta a quantidade de profissionais que além de criar e desenvolver o site em WordPress, precisam fazer a configuração, instalação e manutenção, tarefas que podem consumir um tempo significativo da sua semana, e que certamente pioram à medida em que o número de projetos cresce. Esta palestra apresenta uma alternativa para a gestão de múltiplos sites em WordPress, usando uma única instalação e sem Multisite, plugins ou outros serviços (que em muitos casos são pagos). Combinando wp-cli para administração e git para deploy automático, reduz-se o tempo gasto nas tarefas de manutenção, resultando numa economia significativa de tempo, incluindo atualização do core e plugins.

O que a comunidade pode fazer por você

Apresentado por Matheus Martins em Mercado Central.

Uma das questões que sempre escuto é: “Como que a comunidade, como que trabalhar de graça irá me ajudar a encontrar um emprego? Eu preciso de dinheiro! Não tenho tempo para ficar fazendo as coisas de graça para os outros!”.

Bom, é aí que as pessoas se enganam. Fazer um trabalho voluntário não significa “trabalhar gratuitamente”. O trabalho voluntário numa plataforma open source significa você investindo na própria carreira e mostrando para todos o seu trabalho e as suas competências.

Portanto, nessa palestra falarei:

– Como a comunidade pode te ajudar a ser um profissional melhor
– Como a comunidade pode contribuir com seu desenvolvimento pessoal
– Como a comunidade pode te ajudar a encontrar o emprego dos sonhos (até home office, ganhando bem, trabalhando onde você quiser…)

Papo de blogueiro: como ter um blog de sucesso, e por que usar WordPress é um dos passos pra isso.

Apresentado por Diego Moreira em Dragão do Mar.

A palestra aborda estratégias de como ganhar e fidelizar leitores, e interagir com os mesmos. Trata também de como ter um bom conteúdo, como deixar o leitor interessado, e como o wordpress facilita a realizar todas essas tarefas.

Por que devo aprender JavaScript?

Apresentado por Breno Alves em José de Alencar.

O mundo e as tecnologias estão evoluindo e sem dúvidas o JavaScript vem tomando conta de uma boa fatia do mercado atual. E não se engane pois o WordPress não vai ficar de fora dessa!

Nessa palestra vou te mostrar porque você deve aprender JavaScript pra ontem!

Você verá tudo que está sendo feito hoje e o que vem sendo pesquisado para o amanhã em relação ao WordPress.

Programando com PHP enquanto come Rapadura

Apresentado por Alessandro Feitoza em Mercado Central.

Oficina introdutória para iniciar o desenvolvimento de aplicações web utilizando a linguagem de programação livre PHP. Veremos sua sintaxe e suas cara cterísticas principais, o que faz a linguagem ser tão popular quanto é. Estruturas de Controle, Funções Nativas, Estruturas de Dados, Interação com HTML, essas e muitas outras coisas serão vistas e revistas para um aprendizado interessante e arretado. Ao término da oficina os participantes poderão facilmente entender códigos PHP e criar pequenas aplicações Web. Durante a Oficina criaremos uma aplicação usando PHP, Bootstrap, e MySQL.

Superando Barreiras com o WordPress

Apresentado por Tiago Pires em Dragão do Mar.

O objetivo dessa palestra para iniciantes é demitificar esse poderoso gerenciador de conteúdo. Será abordado tópicos sobre o que é o WordPress, mercado em que o WP está inserido, possibilidades que a plataforma oferece, vantagens no uso do sistema e desmitificado idéias errôneas sobre o WordPress.

Sweet Child O’ Themes

Apresentado por Breno Alves em José de Alencar.

Você sabe o que são Child Themes? Se você está começando, eles podem ser uma ótima forma de aprender a desenvolver temas. Mas se você for experiente, saber usá-los pode salvar sua vida e economizar seu tempo!

tAPIoca com WooCommerce!

Apresentado por Viní­cius Lourenço em Mercado Central.

tAPIoca com WooCommerce, o título brinca com a palavra tapioca referindo-se a API, mas exemplifica bem a proposta da palestra.
Nesta lightning talk vou abordar a importância de ler e entender a API do plugin, o modo WordPress de pensar (ganchos e filtros) trazendo casos de uso e experiência de que a estrutura contém diversas funções prontas e que dá pra fazer tudo ou praticamente tudo quando se sabe procurar e trabalhar com sua documentação.

Upando a gestão de conteúdo do WP com o Advanced Custom Field

Apresentado por Danilo Nobre em Dragão do Mar.

A ideia é mostrar o quanto o plugin Advanced Custom Field eleva a potência da gestão de conteúdo do WordPress ao extremo, trazendo uma excelente experiência do usuário back-end como também possibilitando a utilização desses conteúdos de forma flexível para o usuário front-end.

Quero expor a importância do ACF no fluxo de desenvolvimento dos projetos WP da Bleez, tanto na perspectiva de negócios, de design e de desenvolvimento.

A palestra começaria mostrando como que funciona os custom fields nativos do WP, pra em seguida mostrar as features do ACF junto da aplicação das principais features nos projetos da Bleez.

Utilizando o customizer e widgets para criar home pages vivas

Apresentado por Leo Baiano em José de Alencar.

Home viva é aquela em que o desenho da interface e a gestão do conteúdo são integradas e altamente customizáveis permitindo à equipe de editores ampla liberdade para criar conteúdos com diferentes estruturas visuais.

Nesta apresentação vamos demonstrar como funciona o processo de criação gráfica e o desenvolvimento do sistema utilizando o customizer e criando de widgets que permitem à equipe de conteúdo atualizar a página inicial em tempo real, e ainda, com a integração do google analytics, avaliar quais estruturas visuais dão os melhores resultados.

Você realmente sabe desenvolver seus sites em WordPress?

Apresentado por Ted k’ em José de Alencar.

“- A sim, eu sei ‘programar para WordPress'”! Parabéns, você falou isso certo. SQN! Vou mostrar como iniciei no WordPress, desafios que tive e tudo que há de novo no WordPress. Mas não para por ai. Sai de desenvolvedor para gestor de equipe e hoje tenho uma grande equipe pelo Brasil a fora desenvolvendo os sites em WordPress.

WordPress + JavaScript = Sucesso

Apresentado por Matheus Loureiro em José de Alencar.

Você sabe quais as possibilidades quando utilizamos WordPress + JavaScript? Não? Então aguardo você nesta palestra. Falarei o que há de mais recente neste nicho e demonstrarei algumas possíveis possibilidades que você poderá implantar no seu próximo trabalho, além de dicas e espaço para tirarmos dúvidas… Garanto que será bem descontraído e bastante produtivo. Aguardo você lá!

WordPress e PHP 7

Apresentado por Dorian Neto em José de Alencar.

Esse ano deu o que falar com o lançamento do tão aguardado PHP 7, e junto com ele vieram vários questionamentos a respeito da migração das aplicações rodando com versões abaixo. Esse questionamento ainda é maior quando falamos de um software robusto como o wordpress e que normalmente se utiliza vários plugins que dependem de versões extremamente estáveis do software e da linguagem.

Veja o que há de novidades nessa nova versão do PHP, o que você pode encontrar de obstáculos na migração da sua aplicação, quais extensões foram removidas, incompatibilidades com versões anteriores etc e ainda vamos falar sobre as RFC’s do PHP 7.1!

WordPress na vida do Social Media

Apresentado por erikakariris em Dragão do Mar.

A vida do Social Media fica sempre mais quando o dialogo com o desenvolvedor consegue fluir. Vamos falar sobre ferramentas do WP que contribui com a melhor performance do trabalho nas redes sociais como: Yoast SEO, Jetpack e outros.

WorkShop: Aprenda a criar lojas virtuais com o WooCommerce.

Apresentado por Claudio Sanches em Mercado Central.

Aprenda como criar uma loja virtual passo a passo com o WooCommerce, desde a instalação e configuração gerais, criação de produtos e até desenvolver e editar temas.

WorkShop: Aprenda a criar lojas virtuais com o WooCommerce.

Apresentado por Claudio Sanches em Mercado Central.

WorkShop: Aprenda a criar lojas virtuais com o WooCommerce.

Apresentado por Claudio Sanches em Mercado Central.

WorkShop: Aprenda a criar lojas virtuais com o WooCommerce.

Apresentado por Claudio Sanches em Mercado Central.